IBB RECEBE PRÊMIO NO “PROGRAMA ESPECIAL BIC”

O projeto Integra+, em parceria com a Enactus Brasil, formado por alunos do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), foi recentemente escolhido pelo “Programa Especial BIC: Escrevendo o Futuro, juntos”, como um dos cinco melhores de 71 projetos submetidos de todo o Brasil, sendo contemplado com apoio financeiro e mentorias para sua continuidade.

O projeto premiado visa auxiliar na educação básica das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da integração dos professores da rede pública de ensino, responsáveis e multiprofissionais da área, onde estes irão profissionalizar os professores para atender as demandas das crianças com autismo, além de auxiliarem os pais nessa trajetória. 

Bruno Mutti, graduando do 5º ano de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, presidente do projeto, disse que a Enactus Unesp de Botucatu é um projeto de extensão dedicado a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. “Nosso papel é conectar o mundo corporativo e o mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios mais sustentáveis”, completou.

Hoje, o programa Integra+ é formado por 6 integrantes: João Pedro da Silva, 4º ano de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Isabela Barbaresco, 4ª ano de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Isabela Baptista, 3º ano de Bioprocessos e Biotecnologia; Stelle Belchior, 4º ano de Engenharia Florestal; Thales Machado, 5º ano de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Bruno Mutti; 5º ano de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Sobre o projeto Integra+

Aproximadamente 2 milhões de brasileiros apresentam Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Grande parte dessa parcela apresenta problemas como ansiedade, epilepsia, depressão e deficiência intelectual. O projeto visa promover, desde a educação básica, o desenvolvimento da sociabilidade, comunicação, linguagem e foco das crianças com TEA através da educação. 

Os objetivos principais do projeto são: solucionar a lacuna do estado em relação à educação básica das crianças com espectro autista na rede pública de ensino; acolher e atender os pais em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham filhos com autismo que frequentam a escola pública; e, principalmente, capacitar os professores da rede pública para atender as necessidades dessas crianças, através de uma plataforma online que conecta os multiprofissionais, professores e pais.

Saiba mais sobre o projeto: https://www.enactusunespbotucatu.com/projetos

Para mais informações acesse: https://www.ibb.unesp.br/#!/noticia/357/ibb-recebe-premio-no-programa-especial-bic